quinta-feira, 28 de julho de 2016

A INCOERÊNCIA DA INVEJA





A INCOERÊNCIA DA INVEJA

Esta semana, este tema surgiu após algumas conversas com amigos e orientandos.
Independente de qual fosse o assunto, chegava-se à tão temida e desagradável INVEJA.
Mas o que me chamou a atenção analisando o padrão de todos os relatos que ouvi, foi o sentimento de NÃO MERECIMENTO que algumas pessoas demonstravam por trás de suas palavras.
Percebi nas pessoas que mais temiam a inveja, que eram merecedoras de todas as conquistas as quais mencionavam serem alvo de inveja, porém não se sentiam como tal.
Foi então que surgiu este insight: A inveja é assim - a pessoa quer o troféu do ganhador da corrida de 200 metros, mesmo tendo treinado e concorrido à prova dos 100 metros.
Sempre será o sabor de uma vitória honesta e conquistada com muita dedicação que fará com que o prêmio seja muito mais do que merecido, mas que seja sentido.
Percebo claramente que muitas pessoas se sabotam em nome de uma fidelidade inconsciente a algo ou alguém. Por exemplo:
Poderia uma esposa ser mais bem sucedida que seu marido?
Poderia um filho achar-se digno de ser tão vitorioso quanto seus pais?
Poderia um funcionário evoluir tanto a ponto de superar o talento de seu patrão?
Por este motivo, inconscientemente alguns ficam estagnados em suas conquistas.
É preciso ter metas claras e objetivas e estar ciente do caminho a ser percorrido. Esta consciência interior de que cada pessoa tem um caminho único a percorrer é que vai sempre nos trazer a clareza e o cuidado em não manifestar sentimentos como a inveja, e por não manifestarmos também não a temeremos.
Eis aí mais um motivo para que criemos o hábito cada vez mais frequente de comemorar nossas vitórias, e muito mais do que comemorar, relembrar todo o processo em que nos dedicamos, pois cientes de todos os passos dados durante o percurso, ativaremos a consciência e o sentimento de MERECIMENTO e então abriremos a mente e o coração para receber e sentir a tão almejada VITÓRIA. 


Carla Bettin
28/07/2016




Nenhum comentário:

Postar um comentário