sábado, 10 de dezembro de 2016

REFLEXÃO NATALINA - QUALIDADE DE VIDA NAS EMPRESAS



Chegou aquela época do ano em que começam a aparecer nas redes sociais, fotos das comemorações, amigo secreto, confraternizações de final de ano. Geralmente, pelas fotos, imaginamos que todos estão alegres, agradecidos, satisfeitos com o sistema da empresa em que trabalham, etc. Mas este texto, baseado nos atendimentos realizados durante o ano todo e muito mais, baseado também na temática de minha monografia de conclusão do curso de Administração realizado há onze anos, vem mostrar o ponto de vista de uma outra realidade.

Na ocasião do estudo realizado no curso de Administração, quando ainda morava numa cidade pequena, algo que me chamava a atenção, era o fato de observar que para a maioria das pessoas analisadas, o trabalho parecia mais um fardo, um peso, uma obrigação penosa do que um meio de garantir o sustento e proporcionar uma vida melhor.
Na época, resolvi analisar a ligação entre a "Qualidade de vida no trabalho" (tema de minha monografia) e a qualidade da vida familiar destes empregados.
O estudo foi realizado com funcionários de um supermercado, e a conclusão não me causou nenhum espanto. Literalmente, ficou claro que quando um empregado é bem tratado pela empresa, ele chega em sua casa após um dia de trabalho, e pode oferecer uma qualidade de presença melhor para sua família. Também observei que, funcionários que estavam insatisfeitos com seu trabalho, levavam este sentimento para casa e isso refletia no ambiente familiar e consequentemente, isso se transformava numa bola de neve. No outro dia, iam para o trabalho já levando consigo a insatisfação da vida pessoal, o que prejudicava o desempenho na empresa e assim sucessivamente, dia após dia.

Parece óbvia essa conclusão, mas o que isso tem a ver com as festas de final de ano?
Não exatamente com as festas de final de ano, mas agora, falando como Parapsicóloga, chamo a atenção para duas coisas importantes: a insatisfação que produz a vontade de mudar, e a influência do inconsciente coletivo.

Pessoas que passam o ano todo com aquela sensação de que algo precisa mudar, mas raramente conseguem tomar uma iniciativa para tal. Isso acontece pelo fato da mente ter se acostumado com tal insatisfação, chegando ao ponto de acreditar que este é o seu estado normal de ser e aceitar isso como verdade, formando assim seu modelo natural de vida.

O que acontece, geralmente nas festas natalinas, é que uma reflexão toma conta do interior de cada ser humano, nos deparamos com o encerramento de mais um ano que muitas vezes passou por nós de forma automática, sem ser vivido com a qualidade merecida. Quando geralmente isso acontece, instala-se uma culpa que muitas vezes, acredita-se amenizá-la com presentes (lembrancinhas) e bons discursos nas confraternizações coletivas.

Vejo que uma grande mudança está acontecendo no mundo, mas a mesma vem sendo feita por pessoas de muita coragem. 
Coragem de andar no sentido contrário da massa, coragem de acreditar que algo pode ser diferente enquanto a maioria continua fazendo tudo igual, coragem de procurar ajuda para realizar essas mudanças, coragem de olhar para dentro enquanto tudo ainda se baseia no que está fora.

Eu acredito sinceramente que quando a mudança parte da empresa, esse processo evolutivo pode ser muito acelerado. 
Quando o patrão investe na qualidade de vida dos funcionários, os mesmos passam a ter uma nova perspectiva de crescimento tanto pessoal quanto profissional. O resultado disso se reflete tanto na empresa quanto na família. 
Funcionários sentem satisfação em colaborar com o crescimento da empresa e levam este sentimento para casa, o que resulta numa vida familiar mais harmônica.

Não cabe aqui criticar as festas comemorativas, muito pelo contrário. 
Uma empresa que se compromete com o meio ambiente, com a qualidade de vida dos funcionários, que dia após dia valoriza sua equipe, que tem consciência da humanidade de cada um, vendo-os como seres humanos que tem sentimento e não como máquinas de gerar lucros, empresas assim podem e devem comemorar sempre, festejar o sucesso, olhar para um ano que se finda com aquele sentimento de ter feito o melhor, de dever cumprido, olhar nos olhos de cada colaborador e sentir aquela paz e a certeza de que quando valorizamos o outro, a vida também nos valoriza.

Aproveitando esta reflexão, me disponibilizo para quem quer melhorar sua qualidade de vida e também melhorar a qualidade de vida de sua empresa!
Carla Bettin - Administradora e Parapsicóloga Clínica.
(48) 9675-2115






Nenhum comentário:

Postar um comentário